terça-feira, 10 de abril de 2012

F.C. PORTO DE PORTUGAL

PORTO DE PORTUGAL

História do FC PORTO
O FC PORTO é um dos melhores clubes de futebol e mais antigos em actividade em Portugal, Tudo começou em 1893, quando a 28 de Setembro António Nicolau de Almeida , um comerciante de vinho do Porto abriu o livro da história daquele que viria a ser o maior embaixador da cidade, descobriu o futebol em Inglaterra quando viajava em negócios. Criando assim a fundação do Foot-ball Club do Porto, e um dos eventos mais importantes desta primeira existência do clube foi um jogo contra o Club Lisbonense, com o patrocínio do Rei D. Carlos, jogo este disputado no Porto no dia 2 de Março de 1894 e cada clube representou a sua cidade.
Pouco tempo passou até se ver forçado a abandonar o clube a pedido da futura esposa que achava o futebol um desporto demasiado violento. Mas o clube não cessou a sua existência e em 1906 ganhou novo impulso pela mão de José Monteiro da Costa( vindo de Inglaterra ) e do Grupo do Destino que estes após conhecimento do projecto por parte de António Nicolau de Almeida Terminaram com o Grupo do Destino e fundaram o fc porto , que adoptaram as cores da bandeira nacional pois o fc porto viria a ser grande, muito grande
O seu primeiro campo, o Campo da Rua da Rainha, foi o primeiro campo relvado em Portugal. O fc porto foi pioneiro também na internacionalização: foi a primeira equipa portuguesa a receber um clube estrangeiro (o Real Fortuna de Vigo, em 1907) e a primeira equipa a deslocar-se ao estrangeiro (a Vigo, em 1908).
Ainda que forçada a mudança para o Campo da Constituição em 1912 correspondeu a uma significativa melhoria das instalações. Simultaneamente nesse mesmo ano o fc porto vence O primeiro título oficial do palmarés portista a Taça José Monteiro da Costa, o Campeonato do Norte de Portugal (de futebol), criado em homenagem ao refundador do fc porto.
E a primeira prova de âmbito nacional na história do futebol português: o Campeonato de Portugal de 1922 (prova antecessora da Taça de Portugal )
Em meados dos anos trinta o FC Porto conhecia uma dimensão tal que o Campo da Constituição já parecia pequeno demais - começaram então os planos para a construção de um novo estádio.
Em 1949 é lançada a 1ª pedra do novo Estádio das Antas na cidade do porto e em 28 de Maio de 1952,. O Estádio das Antas é inaugurado perante 50 mil pessoas, que pagaram 20 escudos cada uma. Seria aquela a casa do Dragão por muitos e muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário