domingo, 29 de abril de 2012

Verdades e lendas do futebol

O futebol mundial tem muitas verdades e  também muitas lendas.Vamos a eles.Leia o artigo a seguir.


VERDADES E LENDAS DO FUTEBOL
Bento Rodrigues
Há no futebol mundial muitas verdades. Elas são contadas em livros, filmes e vídeos.Mas há também muitas lendas que são sempre repetidas pela mídia e pelos torcedores, mas nunca são comprovadas.
Uma dessas lendas ficou conhecida como a vingança do sapo enterrado no gramado de São Januario. reza a lenda que depois de uma goleada humilhante do Vasco da Gama sobre um adversário mais fraco,  um torcedor ou jogador desse time teria enterrado um sapo no gramado do Gigante da Colina para que  desse azar ao time do Vasco.
Ora, toda vez que o Vasco perdia um jogo no seu gramado era logo lembrado pela mídia 
- Foi o sapo enterrado. O Vasco dá azar em seu campo por causa do sapo.

Essa lenda ainda está na memória de muitos torcedores antigos. Mas é claro que tudo não passa de mito.Basta ver os clipes da torcida cantado em prosa e verso São Januário meu caldeirão.Os fatos desmentem as lendas.
Depois eu conto outras lendas parecidas com essa.
Um outro  exemplo de lenda pré-fabricada pela mídia.
 Vasco da Gama nunca vence decisões
Claro que o time perdeu muitas decisões, mas o motivo verdadeiro é positivo. O Vasco sempre joga decisões pois é um grande clube e joga para ganhar.
Perdeu algumas e venceu outras.
Por exemplo, quem esquece a final contra o América em 1950 quando a torcida saiu do maracanã cantando oi zum zum zum zum Vasco dois a um?
E o super -super -campeonato de 1958 contra o Flamengo que o Vasco venceu e foi supercampeão?
E a final de 1970 com Tim,  o técnico estrategista dando aulas de como se ganha jogo no vestiário.
E tem o famoso gol de Cocada contra o Flamengo que a mídia faz questão de esquecer.Nesse dia acabaram as cocadas nos mercados da cidade.
Poderia citar muitas outras decisões como o Sul-americano de 1949 contra o River e a final da Libertadores contra o Barcelona do Equador .e ainda as decisões do Brasileiro, como o de 1974 contra o Cruzeiro com gol do Jorginho Carvoeiro,  e ainda o  de 1998, contra o Palmeiras , o brasileiro de 1989 contra o São Paulo no Morumbi, com gol de Sorato e de 2000 contra o São Caetano.
Mais recentes como Carioca contra o Fluminense com passe de letra  e golaço de Souza e tudo.Foram várias as decisões vencidas pelo Gigante da Colina.
Campeão sulamericano invicto, campeão da Libertadores, tetra -campeão invicto do Rio de Janeiro, super-super campeão carioca, vários Rio-São Paulo, Copa do Brasil, Tetra campeão brasileiro Dezenas de outros como Taça Guanabara e Taça Rio.
Essa de ser eterno vice-campeão é lenda que a torcida alimenta com ajuda da mídia Pura lenda que a verdade dos fatos desmente com simplicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário